quarta-feira, 28 de abril de 2010

COMPARATIVO LOGITECH G25 X G27


Introdução:

O novo Volante G27 é uma versão evoluída do G25 lançado em 2006. Nessa época, o G25 foi a melhor oferta da Logitech para a comunidade de simuladores de corridas, com qualidade de construção sólida, um conjunto de novas funcionalidades e componentes de metal durável, estética atraente de aço e couro, o colocaram no topo da classe.

Tão bom quanto era, mesmo assim o G25 não era perfeito. Comentaristas e consumidores detectaram várias áreas que precisavam de melhoria e os engenheiros da Logitech ouviram. Com o tempo, os planos foram postos em movimento para produzir uma versão refinada do G25, uma que corrigia os comentários críticos da comunidade de simuladores de corridas.



Volantes Logitech G25 e G27

Características únicas do G27

Mais botões no volante: Uma crítica comum do G25 foi que apesar de oferecer um total de 10 botões programáveis e um 8-way D-pad, apenas dois desses botões foram colocados no próprio volante. Os outros botões ofereciam grande programação, mas requeriam que tirássemos a atenção da corrida e uma mão fora do volante afim de acioná-los. Agora, o G27 possui quatro botões adicionais sobre o volante de 11" revestido em couro. Isto exigiu que a área dos botões fosse minimizada usando botões mais pequenos.


Botões e LEDs rpm do Logitech G27

LEDs rpm/luzes de mudança montadas no volante: No topo do centro do volante há um invólucro de plástico aerodinâmico contendo uma matriz de 10 LEDs, com 5 pares de luzes que iluminam numa sequência de avanço de verde a âmbar para vermelho, indicando a rpm relativa e a chegada ao ponto da mudança desejada na curva da potência. A matriz de LEDs emula a maneira moderna dos carros de Fórmula 1 exibirem a rpm relativa e pontos de mudança para os seus condutores, e além disso é uma grande adição chamativa para o G27. Para que eles funcionem, o simulador de corridas em uso tem que ser compatível. A Logitech criou um kit de desenvolvimento de software (SDK) para as equipes de desenvolvimento de jogos simulação, e novos títulos estão agora a aparecer que suportam esta função do G27. O G27 vem com uma versão do rFactor que suporta a rpm/LEDs, a SimBin já incluiu a compatibilidade à rpm/LEDs nas versões do Steam Race '07 e Evo GTR, e os próximos títulos de corrida também o devem ser compatíveis. A rpm/LEDs pode ter um valor particular para pessoas que preferem conduzir em outra sem ser a visão do cockpit.


Engrenagem Helicoidal do Force Feedback: OK, então provavelmente está a perguntar que diabo é uma engrenagem helicoidal. Engrenagens helicoidais têm a espinha de cada dente da engrenagem cortada em um ângulo que não é perpendicular ao disco de engrenagem. Faz sentido? Não? Bem, uma imagem vale mil palavras, então confira estas duas imagens:

O sistema de motor duplo do force feedback do G25 utiliza o corte convencional reto nas engrenagens da transmissão do FFB. São simples de fabricar, mas como sabemos agora podem ser ruidosas e gerar vibração quando as engrenagens estão a girar rapidamente devido à velocidade com que os dentes fazem contato uns com os outros.


Engrenagem comum

Agora, veja um conjunto de engrenagens helicoidais. Os dentes da engrenagem angular permitem uma forma mais gradual de contato entre os dentes, resultando num force feedback mais suave, silencioso e com menos vibração. Mas a mudança para engrenagens helicoidais deixa a Logitech com menos tolerância na fabricação. Engrenagem helicoidal, combinada com uma transmissão apoiada por dois conjuntos de rolamentos de esferas de aço, ajudam na evolução do G27 nos termos de suavidade e eficiência do volante.

Engremagem helicoidal

Novo interruptor nos manípulos do volante: O G27 possui alargados micro-interruptores para os manípulos de mudanças do volante que agora são externos á caixa dos motores. Os visíveis pinos dos micro-interruptores saem da caixa, o que felizmente não irá torná-los vulneráveis a invasões de poeira ou danos.


Manípulos mudanças G25





Manípulos mudanças G27

Alterações na geometria dos pedais: Embora tenham criticado muito sobre os pedais do G25 em comentários de 2006, a única área para melhorar girava em torno da geometria das faces dos pedais, com todas as três no mesmo plano, era muito difícil executar eficazmente frenagens de calcanhar e dedos. O que era preciso era deslocar o pedal do acelerador um pouco para trás, para que o pé do condutor não lhe tocasse até o pedal de freio ser um pouco comprimido. De novo, os engenheiros da logitech estavam a ouvir, e no G27 os pedais do pedal e embreagem avançaram, com a ajuda de um espaçador de 13mm atrás da face dos pedais, permitindo uma mais natural e eficaz frenagem de calcanhar e dedos.


Pedais G25(esquerda) e G27



Pedais G25(esquerda) e G27

Faces dos pedais ajustáveis: Incluindo dois conjuntos adicionais de furos em cada pedal , os consumidores podem agora personalizar a localização dos pedais do G27 para refinar ainda mais ergonomia da travagem de calcanhar e dedo . O G27 vem com as faces dos pedais ligadas aos furos centrais, mas com o uso de uma chave Allen da sua caixa de ferramentas, os condutores podem alterar a localização de cada face do pedal cerca de ¼" para a esquerda ou direita. Esse é um recurso muito bem-vindo pois há pés de todas as formas e tamanhos.


Espaçadores dos pedais G27


Furos de ajuste das faces dos pedais do G27

Sensibilidade das mudanças de marcha melhorada: O modo dual da unidade de mudanças que possibilitava a alteração de mudanças normais/sequênciais era uma característica versátil e ambiciosa do G25, mas o que fez da unidade de mudanças o aspecto mais atraente do produto eventualmente tornou-se na fraqueza do G25. Alguns compromissos necessários do projeto deixaram o modo de mudanças normais com uma fraca e vaga sensação que simulava com exatidão umas mudanças feitas a partir de massa molhada e parecia propenso a avariar a mecânica, apesar de ter partes móveis de aço. O G27 aborda esses temas com uma completa remodelação da unidade das mudanças que visa proporcionar uma mais tranquila, um mais positivo 'sentir' das mudanças normais. Também eliminou o leve ruído de quando se muda a troca que realmente fazia com que as trocas do G25 parecessem com um brinquedo barato.


Unidade mudanças G25 e G27

Especialização das mudanças: Assim como o design da unidade de mudanças do G25 necessitaram de compromissos, assim também a do G27. O aumento da firmeza e ação positiva das mudanças normais não só significou o reforço de algumas tensões, como também limpou algum hardware em conflito. Depois de muita discussão, a equipe Logitech decidiu que, para que as trocas normais cumprissem o seu destino as trocas sequênciais tinham que sair. Sim, leu bem: O G27 não tem a opção para emular a transmissão sequencial de um moderno carro de corrida, com excepção das mudanças do volante.


Positivos:
• O force feedback do volante ficou mais suave e silencioso com a aplicação de engrenagens helicoidais;
• Sistema de LEDs para controle das RPM;
• Nova furação que permite a customização do posicionamento dos pedais;
• Maior quantidade de botões no volante;
• Melhora no sistema de encaixe do câmbio H;
• Sensor óptico para captura do movimento do volante.

Negativos:
• Botões pequenos, muito próximos e em posições não-ergonômicas;
• Display de LEDs minúsculo que se torna inútil caso o volante esteja pouco abaixo da linha de visão;
• Falta de compatibilidade com o XBOX 360;
e o pior de todos
• Inexistência do câmbio stick. Somente borboletas e H.


Conclusão:

Apesar dos especialistas preverem a queda do gênero da simulação, a Logitech continua o seu excelente apoio da nossa pequena, exigente (e às vezes irritante) comunidade com mais um de alta qualidade, bem trabalhado e com boas características.

Embora este último esforço é apenas uma versão evoluída do já excelente volante G25, o G27 reitera o compromisso e desejo da Logitech de satisfazer as necessidades dos corredores de simuladores. O volante é uma obra de arte, tanto dentro como de fora. Mas, para todas as melhorias, neste novo conjunto de recursos do G27 falha, um passo critico em frente, e toma um passo grande e infeliz para trás.

Com o aparecimento de títulos de nível de simulação de corridas na Xbox 360 como o Race Pro e Forza Motorsports 3, o fracasso da Logitech para produzir uma cruz nos volantes compatíveis com o console de jogos dominante impede o crescimento do gênero de corrida sim neste momento crítico. Para os fãs de GT modernos ou carros de turismo, a decisão de omitir o modo de mudanças sequênciais será uma grande decepção. Esta omissão pode ser suficiente para manter alguns consumidores de se desfazerem do seu G25 - ou levá-los aos produtos rivais, que ainda oferecem a opção. Podemos apenas esperar que os engenheiros da Logitech estejam a ler este comentário, e receber a mensagem: Precisamos de qualidade, um volante de corrida multi-plataforma, e precisamos do módulo com mudanças sequênciais de volta! (... E também um freio de mão seria bom).

5 comentários:

rodmoretti disse...

Cema!

Parabéns pela matéria. Muito bacana mesmo.

Abraços ...

Unknown disse...

Oi pessoal
Acredito q eu sou uma das poucas meninas q gostaa mto disso!!!
Tanto q qnd eu fui na Piloto Total (loja que comprei meu volante) eles falaram q eh mto raro ver uma mulher jogando que eu sou uma excessão
Mas enfim estou aqui para falar do volante G27... mto bom... nem parece ser jogo, o volante é bem real. Ainda brinco que pe melhor que o meu carro!!!!!
Mto boa a matéria e indico para todos a compra desse volante.
Beijos

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your grantouristspace.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

Anônimo disse...

Hi there, You have done a fantastic job. I'll definitely digg it and personally suggest to my friends. I am sure they'll be benefited from this
web site.

Feel free to surf to my blog post - http://atlaslm.com

Anônimo disse...

Thanks very interesting blog!



Garcinia cambogis reviews